7.8.14

DOS PROTESTOS PARA AS PÁGINAS: O LIVRO “AS GUERRAS NOS PORTA-RETRATOS” REÚNE POEMAS E FOTOS DAS RUAS

No dia 9 de agosto, data que marca um ano da ocupação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro – Ocupa Câmara Rio –, será realizada a festa de lançamento do livro “As guerras nos porta-retratos”, a partir das 20 horas, no Estúdio Hanói.

O livro reúne poemas e fotografias realizados no contexto das manifestações que eclodiram no Brasil a partir de junho de 2013, em que a autora se oculta e se mascara, e revela, ao lado de seus poemas, as escrituras anônimas das ruas nos mais variados suportes (faixas, cartazes, escudos, adesivos, lambe-lambes, carimbos, projeções, pichações, grafite e estêncil). Os dois primeiros capítulos trazem trabalhos das séries “Vandalismo Poético” e “Ocupa Coração”. No último capítulo, poemas da fase anterior às manifestações se intercalam a escrituras de outros períodos históricos, como as dos muros de Paris em maio de 68, sob o título “Velhas fotos amareladas”.

O evento de lançamento, intitulado “Festa das Organizações Amorosas”, também celebrará as lutas políticas que tomaram as ruas no último ano, reunindo ativistas, artistas, advogados, socorristas e midialivristas de diversos coletivos ou independentes; enfim, pessoas que ocuparam as ruas criando uma rede de solidariedade e resistência que se estende até o atual momento, com a luta contra a criminalização dos movimentos populares, perseguições políticas e prisões de manifestantes, acusados de “formação de quadrilha”. Como resposta poética, forma-se então uma “organização amorosa”.

Na programação, haverá apresentações de poesia, performance, música e projeções, com palco aberto para diversas intervenções artísticas. A autora apresentará performances em parceria com as artistas Flávia Cortez e Aline Vargas. Haverá shows de Arnaldo Brandão e Claudia Sette, poemas de Tavinho Paes, Dudu Pererê, Juliana Hollanda, Marcela Giannini, e muitos mais. Entre as projeções, fotos de Marcelo Valle, vídeos de Rafucko, e a exibição de um documentário sobre o Ocupa Câmara Rio, realizado por Ciro Oiticica.

O livro integra o projeto de pesquisa "Vandalismo Poético e outras Artes Marciais", em desenvolvimento no curso de Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, em que a autora aborda relações entre arte e política, a partir dos protestos de junho de 2013 até as manifestações contra a Copa do Mundo no Brasil, em junho de 2014.

Não por acaso, o nome da autora não foi até agora revelado. A estratégia de ocultamento é proposta do trabalho, com o desenvolvimento da ideia de “mascaramento do autor”. A autora poderia dizer “Anota aí: eu sou ninguém”, como uma militante do Movimento Passe Livre de São Paulo a um jornalista que a interrogava sobre sua identidade no auge dos protestos de junho; ou afirmar “Meu nome é Amarildo”, como os ocupantes da Câmara Municipal do Rio de Janeiro a todos os repórteres, ou ainda cobrir o rosto com uma camisa preta como os praticantes da tática Black Bloc. Como afirmou Peter Pál Pelbart, mencionando Agamben, em artigo sobre as manifestações, “os poderes não sabem o que fazer com a ‘singularidade qualquer’”.

Poeta e performer, mestre em Artes Visuais pela UFRJ, tendo passado pelas graduações de Cinema-UFF e Artes Cênicas-UNIRIO, a autora integra o grupo Madame Kaos, e tem no currículo inúmeras apresentações artísticas, e outros três livros produzidos de forma independente. Atualmente, atende pelo nome de Bakunin.

O Estúdio Hanói fica na Rua Paulo Barreto, nº 16, sobrado – Botafogo.  A entrada é franca e o bar não aceita cartão. O livro custa R$20,00.

Link para evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/752979524760710/

Nenhum comentário: